As Expectativas dos Práticantes de Judô do Programa Iniciação Desportiva – Pid: a Luz das Perspectivas dos Pais
Por Andréia Fernanda Moletta (Autor), Alex Barreto Alves (Autor), Alisson Padilha de Lima (Autor), Francine Cristina da Veiga (Autor), Marilda Morais da Costa (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: o judô é uma das artes marciais mais conhecidas e nobres do mundo, e exerce papel fundamental no processo de formação pessoal do ser humano através dos seus valores como: cultura, disciplina e regras. Objetivo: identificar as expectativas das crianças/adolescentes praticantes de judô do Programa de Iniciação Desportiva – PID. Métodos: utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, considerando um estudo descritivo. Essa pesquisa consiste de uma investigação maior, a qual utilizou um questionário devidamente validado, composto por perguntas abertas e fechadas sobre a identidade pessoal e social das crianças/adolescentes; e respondidos pelos pais dos praticantes dos cinco polos escolhidos intencional, conforme o número elevado de atendimentos. Foram entregues 150 questionários e devolvidos 57, sendo que 10 foram excluídos, devido o preenchimento incorreto, assim totalizando 47 participantes. Foram respeitados todos os aspectos éticos (aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos). Resultados: conforme a perspectiva dos pais os participantes do PID na modalidade de judô apresentaram expectativas referentes: a) a prática de judô ou torna-se atleta: alcançar a faixa preta, atuação profissional na área, participação em campeonatos; b) aos aspectos pessoais: desejo de ser feliz; estudar; sucesso; obter família, casa e amigos; ser um adulto do bem, responsável e de caráter e que não desistir de seus sonhos; desejo de ser igual ao professor de judô c) a profissão: ser professor de Educação Física ou de Judô; realizar o Ensino Superior; direito e sistema de informação; ser policial; ser um bom profissional; ser atleta profissional. Quatro crianças/adolescentes responderam que mais importante é brincar. Conclusão: através da inclusão do judô na vida dos participantes do PID, percebeu-se as influências em suas expectativas. Dessa forma, tal prática contribuí para construção de sua identidade pessoal e social das crianças/adolescentes, a partir de vivências e experiências desenvolvidas no programa.