Resumo

Introdução: o judô é uma das artes marciais mais conhecidas e nobres do mundo, e exerce papel fundamental no processo de formação pessoal do ser humano através dos seus valores como: cultura, disciplina e regras. Objetivo: identificar as expectativas das crianças/adolescentes praticantes de judô do Programa de Iniciação Desportiva – PID. Métodos: utilizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, considerando um estudo descritivo. Essa pesquisa consiste de uma investigação maior, a qual utilizou um questionário devidamente validado, composto por perguntas abertas e fechadas sobre a identidade pessoal e social das crianças/adolescentes; e respondidos pelos pais dos praticantes dos cinco polos escolhidos intencional, conforme o número elevado de atendimentos. Foram entregues 150 questionários e devolvidos 57, sendo que 10 foram excluídos, devido o preenchimento incorreto, assim totalizando 47 participantes. Foram respeitados todos os aspectos éticos (aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos). Resultados: conforme a perspectiva dos pais os participantes do PID na modalidade de judô apresentaram expectativas referentes: a) a prática de judô ou torna-se atleta: alcançar a faixa preta, atuação profissional na área, participação em campeonatos; b) aos aspectos pessoais: desejo de ser feliz; estudar; sucesso; obter família, casa e amigos; ser um adulto do bem, responsável e de caráter e que não desistir de seus sonhos; desejo de ser igual ao professor de judô c) a profissão: ser professor de Educação Física ou de Judô; realizar o Ensino Superior; direito e sistema de informação; ser policial; ser um bom profissional; ser atleta profissional. Quatro crianças/adolescentes responderam que mais importante é brincar. Conclusão: através da inclusão do judô na vida dos participantes do PID, percebeu-se as influências em suas expectativas. Dessa forma, tal prática contribuí para construção de sua identidade pessoal e social das crianças/adolescentes, a partir de vivências e experiências desenvolvidas no programa.

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