Resumo

A Educação Física merece um lugar de destaque nesse novo cenário que se apresenta na educação brasileira referente à homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações. Para isso, é necessário um diálogo com esse documento sem perder o foco dos conteúdos específicos do componente curricular, na construção de práticas que possibilitem a participação ativa dos alunos nas aulas de modo a promover a experimentação, a reflexão crítica e a autonomia, com a prerrogativa de favorecer os direitos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, estabelecendo assim, um compromisso com a educação básica brasileira. O estudo teve como Objetivo Geral descrever o modo como o professorpesquisador promove a tematização e experimentação das Ginásticas de Conscientização Corporal (GCC) no currículo de Educação Física do Ensino Médio a partir de sua leitura da BNCC e do diálogo com os estudantes. Ainda intencionou fornecer subsídios para elaboração de uma proposta de desenvolvimento biopedagógico que atenda a Competência Específica 5 da área de Linguagens e Suas Tecnologias e as Habilidades (EM13LGG501) e (EM13LGG503), previstas na BNCC para o Ensino Médio através das GCC, identificando as características e objetivos dessas Ginásticas e como elas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, possibilitando ainda a atuação ativa dos alunos na compreensão da consciência corporal de modo que experimentem e recriem com autonomia as diversas práticas corporais relacionadas com essas modalidades.

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