Resumo

As baixas habilidades motoras fundamentais, atividade física e diversão dos alunos na era COVID-19 são lacunas neste estudo. Este estudo tem como objetivo examinar os efeitos do exergame nas habilidades motoras fundamentais, na atividade física e no prazer entre alunos inativos durante a era COVID-19. Neste estudo foi utilizada pesquisa quantitativa com métodos experimentais. Foram alocadas 26 crianças no grupo exergame (n=13; idade: 7,20±1,30 anos; altura: 1,38±2,38 cm; peso: 31,60±4,50 kg e grupo controle n=13; idade: 7,40±1,14 anos; altura : 1,36±3,08cm; peso: 28,40±3,43kg). O programa de intervenção foi realizado durante nove semanas. As habilidades motoras fundamentais das crianças foram avaliadas usando o TGMD-3 e a atividade física foi medida usando o acelerômetro ActiGraph GT9X Link, enquanto o prazer foi avaliado usando a escala de prazer curricular de educação física. Os resultados mostraram que a implementação do exergame melhorou significativamente as habilidades motoras fundamentais, a atividade física e o prazer. No entanto, não houve aumento nas habilidades motoras fundamentais, atividade física e prazer no grupo de controle. Esta pesquisa é uma evidência de que o exergame é uma ferramenta eficaz para melhorar as habilidades motoras fundamentais, a atividade física e o prazer entre os alunos inativos durante a era COVID-19.

Acessar