As Histórias Infantis e a Cultura Corporal: a Experiência de Um Curso Colaborativo
Por Laiane Caldeira Barbosa (Autor), Yasmin Aparecida Lemos dos Reis (Autor), Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos (Autor), Mariana Albuquerque (Autor), Fabíolla Kattlheen Neves da Silva (Autor).
Resumo
O trabalho em tela tem compromisso com a socialização da experiência de realização do I Curso Colaborativo de Histórias Infantis e Cultura Corporal, uma ação promovida por extensionistas do Laboratório de Histórias Infantis e Cultura Corporal (LabHIC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, o presente artigo objetiva realizar uma análise geral das produções que surgiram como desdobramentos do referido curso, que foi organizado em dois momentos: as questões emergentes na educação básica; e as práticas corporais. Ao final do curso, a construção das sete histórias envolveu dezesseis autoras e autores, sendo oito docentes da educação básica e oito licenciandos/as. A análise das autorias aponta também para os diálogos entre vários estados do país, como Rio de Janeiro, Paraíba e Bahia. As reflexões exercitadas destacam autoria do público participante do curso e, sobretudo, diversificada interação dialógica na composição das parceiras para construção das histórias infantis.