As Imagens Masculinas e Femininas Reveladas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Por Vanessa Silva Pontes (Autor), Erik Giuseppe Barbosa Pereira (Autor), Gustavo Martins de Andrade (Autor), João Pedro dos Santos Véras (Autor), Péricles Monteiro Bernardo (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Gênero é uma categoria sociocultural que determina as relações sociais e de poder entre os sexos. Sua abrangência é ilimitada, estando personificado desde na organização das instituições sociais até suas formas de distribuição de poder. Entendemos o esporte, fenômeno capaz de atinge adeptos e espectadores em todo o mundo, como uma instituição social marcada pelas relações de gênero. A imprensa se encarrega da divulgação de imagens e textos que tendem a causar impacto no leitor e nos praticantes, que admiram e se identificam com o esporte. Por meio dessa prática, a imprensa esportiva exerce um papel de destaque, a cultura midiática constrói e renova conceitos de masculinidades e feminilidades de forma implacável. Seguindo essa esteira, o objetivo do nosso estudo é analisar as imagens e os textos que as acompanham, exibidos nos Jornais “O Globo” e “O Dia” durante o período vigente dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, sob a luz da hierarquia de gênero. O problema norteador da pesquisa apresenta a seguinte indagação: De que maneira os Jornais “O Globo” e “O Dia” exibem imagens (fotos) e textos (manchetes e legendas) referentes a atletas masculinos e femininos? A metodologia empregada foi do tipo descritivo e natureza qualitativa. Analisamos ao todo 519 imagens, sendo 165 do Jornal “O Dia” e 354 do Jornal “O Globo”. Como técnica de análise de dados, utilizamos a análise de imagens e a de conteúdo. Os resultados foram quantificados e, após essa etapa, selecionamos as imagens mais representativas, que assim permitiram a divisão dos dados nas seguintes unidades: 1-Números que falam; e 2- Em ação: O tratamento desigual. De acordo com as inferências, podemos concluir que a cobertura jornalística faz julgamentos velados de comportamentos masculinos e femininos que correspondem ao padrão vigente convencionado pela própria mídia. (Re)produzem estereótipos, preconceitos, sexismo, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual.