As Implicações da Configuração Interdependente Entre Estagiários e Professores Supervisores no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física
Por Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Resumo
A partir do referencial de Norbert Elias, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da configuração entre estagiários e professores supervisores no Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa 90 acadêmicos do curso de Educação Física (licenciatura) e 63 professores supervisores de estágio. Como instrumentos foram utilizados um questionário e a análise de documentos. Os dados quantitativos foram apresentados com a utilização da estatística descritiva (%). Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados no software NVivo 10. Constatou-se que os indicadores analisados apresentam configuração de interdependência e possíveis implicações na realização do Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial em Educação Física, uma vez que a experiência do professor, sua qualificação e status profissional podem favorecer ou limitar as relações estabelecidas entre os envolvidos ao longo deste momento formativo.