Resumo

Este estudo pretende discutir a prática de lazer em museus compreendendo que a indústria do lazer tem ampliado e transformado a relação do público com os museus e conseguido imprimir nesse espaço um local de realização de práticas de lazer e atração turística. A partir da concepção da Nova Museologia, visa apresentar políticas que vêm sendo implementadas no Brasil e em outros países com a proposta de um novo museu que faça brotar um sentimento de pertencimento pela população, e ainda, tenham propostas comprometidas com o lazer, trazendo formas mais atrativas de interação para os visitantes. Frente a isso, é importante compreender se de fato os museus adotam práticas de lazer e se essas práticas possibilitam processos de inclusão social. Este trabalho teve como prerrogativa conhecer a produção cientifica em formato de artigos no período de 2011 a 2015 em que foram utilizados os descritores em inglês “museum and leisure”. Após seleção dos artigos pelos critérios de inclusão, chegou-se a três categorias de análise que formaram o objeto de estudo deste trabalho, sendo elas: a) Nova museologia; b) Lazer em museus e c) Marketing em museus. Constatou-se que há poucos trabalhos no âmbito internacional que tratam o binômio museu-lazer nas bases de dados de periódicos eletrônicos utilizados e que não houve nenhum trabalho realizado por pesquisador brasileiro. É chamada atenção para a necessidade de maiores pesquisas sobre a relação museu e lazer no intuito de subsidiar ações para construção de políticas públicas de democratização dos espaços museológicos, no sentido de promover ações de inclusão social, para questões de gênero e de atração às pessoas de menor nível de escolaridade. Faz-se uma crítica de que os museus ainda são espaços para classes mais privilegiada sendo esta uma imagem a ser desconstruída.

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