Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar as instruções fornecidas por professores de educação física no contexto de ensino-aprendizagem do futsal. Especificamente, buscou-se: (1) identificar quais instruções professores de educação física forneciam em (a) aulas de educação física, (b) aulas de Atividades Curriculares Desportivas (ACD) e (c) Jogos Esportivos do Estado de São Paulo; (2) sobre qual aspecto do futsal as instruções se referiam (categoria); (3) se o tempo de magistério influenciava nas instruções. Participaram voluntariamente dessa pesquisa cinco professores de educação física da rede estadual de ensino de São Paulo, do sexo masculino, com idade média de 38,8 anos (± 7,6 anos). Foram realizadas filmagens de quatro aulas de educação física curricular, quatro aulas de ACD e cinco jogos nos JEESP. Foram transcritas e categorizadas de acordo com o instrumento de análise da instrução SAPCI, 1543 instruções: 286 em aulas, 486 nos treinos e 771 nos jogos. O método de análise de conteúdo foi utilizado para a interpretação do significado da instrução. Além disso, os dados foram analisados descritivamente em termos da quantidade de ocorrências de cada instrução. Três análises foram realizadas: a primeira considerou as instruções intra dimensão de ensino, isto é, na aula, no treino e no jogo; na segunda, as instruções foram analisadas comparando-se as dimensões (aula vs. treino vs. jogo); e, na terceira as principais instruções foram analisadas em razão do tempo de magistério dos professores. Os resultados revelaram que (1) as instruções sobre técnica ofensiva passe foram as únicas observadas nas três dimensões, além de serem aquelas mais fornecidas nas aulas de educação física e em treinos; (2) nos jogos, a ênfase instrucional esteve sobre Tática Individual Defensiva Jogo Posicional; e (3) os professores com maior tempo de magistério forneceram instruções relacionadas a Tática Individual Defensiva Jogo Posicional enquanto que aqueles com menor tempo de magistério o fizeram em relação às regras e violações