As Inter-relações Durante o Estágio Curricular Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Educação Física
Por Arestides P da Silva Júnior (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Camila Rinaldi Bisconsin (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A presente pesquisa visou investigar como os estagiários de Licenciatura em Educação Física se percebem quanto às inter-relações de aproximação e envolvimento com os agentes da escola durante a realização do estágio curricular supervisionado. Participaram da pesquisa 80 acadêmicos (40 masc. e 40 fem.) de Educação Física, de uma universidade pública do Paraná (Brasil). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (%) e análise de conteúdo com o emprego do software NVivo 10. De maneira geral, os estagiários consideram como Bom (48,7%) e Ótimo (36,2%) as suas inter-relações de aproximação e envolvimento com os agentes da escola (professor de Educação Física, demais professores, alunos, direção e equipe pedagógica). De forma específica, na categoria interação e envolvimento, os estagiários apresentam relações mais próximas com o professor de Educação Física e com os alunos. Para a categoria dificuldades de relacionamento, verificou-se maior distanciamento dos estagiários em relação à direção, à equipe pedagógica e aos demais professores da escola. Com base nos resultados expostos, conclui-se que as inter-relações entre os estagiários pesquisados e os agentes do contexto escolar são satisfatórias, principalmente em relação ao professor de Educação Física e aos alunos. Sugere-se a realização de trabalhos interdisciplinares e de aproximação entre universidade e escola, no sentido de estreitar inter-relações com os agentes indiretos (demais professores, direção, equipe pedagógica) e auxiliar o estagiário a adotar uma posição central frente às ações desenvolvidas durante o estágio.