Resumo

Esse trabalho teve o objetivo de experimentar um método de trabalho com os jovens do ensino médio de uma escola pública em tempo integral no interior do Espírito Santo. Para esse experimento, foi amplamente discutido o conceito de juventude e sua relação com a escola, principalmente com a educação física no ensino médio. Essa intervenção utilizou como alicerce temas ligados a cultura juvenil presentes nas orientações curriculares para o ensino médio de 2006, específicos para a educação física e para a comunidade escolar. Os/as jovens estudantes de três turmas do ensino médio formaram oito núcleos de atividades, sendo um de dança, um de exercícios dinâmicos, ainda um de basquete, outros três de voleibol e dois de futsal. Cada núcleo trabalhou com quatro temas ligados àa cultura juvenil. Os núcleos se reuniam uma vez por semana nas aulas de Educação Física e realizavam atividades de acordo com os conteúdos e temas escolhidos por eles. Nesse trabalho, o professor atuou como um mediador entre as diversas problemáticas que foram surgindo. Para esse trabalho, forami realizadaso, como objetivo específico, parcerias com as disciplinas de Arte, lLíngua Inglesa, Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Durante a intervenção surgiram muitos desafios, expondo as fragilidades da escola e do ensino médio para com as juventudes, assim como as dificuldades sociais para além da escola que os jovens enfrentam. Mas o O experimento, entretanto, serviu como espaço para, além de garantir as práticas culturais juvenis no espaço escolar, debater e problematizar essas fragilidades sociais que ainda são um empecilho para a garantia de uma vida social digna para os jovens. Por fim, identificamos é ser necessário compreender e discutir os diversos conceitos de juventudes existentes para que se possa afirmar e garantir o jovem como ser social, dotado de especificidades.

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