Resumo

O presente trabalho pretende traçar relações entre a determinação por lei da presença obrigatória dos conteúdos Históricos Afro-brasileiros e Indígenas Educação Básica e a educação física escolar. Para isso, haverá uma breve contextualização acerca da definição das leis citadas e em seguida serão relatadas ações de extensão universitária do projeto Lusco Fusco: lutas na escola tematizando as lutas brasileiras, mais especificamente a Capoeira, o Maculelê e o Huka-huka, para que por fim sejam feitas considerações que relacionem os temas abordados

REFERÊNCIAS

BRASIL, Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003.____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004

BRASIL, Parecer das Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Parecer CNE/CEB nº 14/2015, aprovado em 11 de novembro de 2015. Brasília, D.O.U. de 18/4/2016, Seção 1, Pág. 43.

CARREIRO, Eduardo Augusto. Lutas In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

RUFINO, G. Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura. In.: GONZALEZ, F; DARIDO, S; OLIVEIRA, A. COLEÇÃO ESPORTE DA ESCOLA - Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento. Maringá: Eduem, 2017.

SOARES et al. Metodologia do Ensino da Educação Física, 1992.

Acessar