As Lutas Como Tema de Ensino na Escola
Por Gabriela Silva Borges (Autor), Giovanna Paula de Jesus Cândido (Autor), Sara da Silva Caixeta (Autor), Bruno Marques de Oliveira (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência de ensino vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física, em uma escola pública de Ensino Fundamental. Trata do processo de produção e aplicação de uma estratégia de ensino com o tema Lutas, desenvolvida com turmas de 2° e 3° anos. O grupo é composto por oito licenciandos, uma professora supervisora que trabalha na escola e uma professora coordenadora da Universidade. A metodologia do trabalho coletivo adotada no grupo tem como princípio o estudo do tema de ensino selecionado, a partir de referências encontradas na produção acadêmica. Os conhecimentos/conteúdos selecionados para serem ensinados na foram de saberes escolares foram: introdução aos elementos constitutivos (gestos, vestuário, equipamentos) de quatro modalidade de lutas (Boxe, Capoeira, Judô e Taekwondo) distinguindo os elementos em comuns e diferentes entre elas; os elementos escolhidos como objetos de estudo para trabalhar foram: equilíbrio, esquiva, ataque (socos e chutes), e quedas. O Objetivo Geral da Estratégia de Ensino foi assim elaborado: conhecer e reconhecer as modalidades de lutas por meio da identificação e distinção de seus elementos constitutivos