Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de ensino vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física, em uma escola pública de Ensino Fundamental. Trata do processo de produção e aplicação de uma estratégia de ensino com o tema Lutas, desenvolvida com turmas de 2° e 3° anos. O grupo é composto por oito licenciandos, uma professora supervisora que trabalha na escola e uma professora coordenadora da Universidade. A metodologia do trabalho coletivo adotada no grupo tem como princípio o estudo do tema de ensino selecionado, a partir de referências encontradas na produção acadêmica. Os conhecimentos/conteúdos selecionados para serem ensinados na foram de saberes escolares foram: introdução aos elementos constitutivos (gestos, vestuário, equipamentos) de quatro modalidade de lutas (Boxe, Capoeira, Judô e Taekwondo) distinguindo os elementos em comuns e diferentes entre elas; os elementos escolhidos como objetos de estudo para trabalhar foram: equilíbrio, esquiva, ataque (socos e chutes), e quedas. O Objetivo Geral da Estratégia de Ensino foi assim elaborado: conhecer e reconhecer as modalidades de lutas por meio da identificação e distinção de seus elementos constitutivos
 

Acessar