As Lutas e a Educação Física

Parte de Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar . páginas 19 - 34

Resumo

Após os conteúdos de ensino das lutas ser indicado como uma opção a mais de conhecimento de ensino nos PCN, iniciou-se um processo aprofundado de buscar procedimentos técnicos teóricos e práticos que justificassem a integração deste elemento da cultura corporal de movimento nas aulas de EFE, e nas práticas de outros profissionais da educação física (EF).
Porém, há inúmeras questões que são positivas e, outras, negativas em relação ao trabalho com este conteúdo de ensino nas aulas de EFE e na formação do profissional e do professor de educação física. Pelo enfoque das questões positivas, podemos destacar que as lutas, como expressão pedagógica de ensino, contribuem na formação geral do aluno, porque, além de proporcionar o alcance de objetivos procedimentais e conceituais, traz embutidas na sua construção epistemológica uma carga ampla de objetivos e conteúdos de ensino atitudinais, ou seja, impõe aos praticantes princípios éticos, teológicos e disciplinares, próprios das culturas de onde aquela luta se originou. Um destaque maior neste quesito fica para as lutas marciais dos países asiáticos e, naturalmente, no Brasil, para a nossa capoeira

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