As Lutas na Educação Física Escolar a Partir da Percepção dos Estudantes
Por Alex Sander Freitas (Autor), Bruno Mendes Silva (Autor), Geraldo Magela Duraes (Autor), Jiuliano Carlos Lopes Mendes (Autor), Janilson de Assis Miranda (Autor), Vinícius Salomão Rodrigues (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 7, n 10, 2017.
Resumo
As lutas na educação física escolar servem como auxilio no processo pedagógico trabalhando aspectos psicomotores e afetivos. No entanto ainda há precariedade de estudos relacionados à temática, e um certo preconceito com relação a violência. O objetivo do estudo foi de verificar a percepção dos alunos a respeito das lutas como conteúdo da educação física escolar. O estudo é do tipo descritivo, quali-quantitativo e de corte transversal, sendo utilizada uma amostra de 800 escolares de 11 a 14 do ensino fundamental na cidade de Montes Claros - MG. Para tanto foi utilizado um questionário semiestruturado, e em seguida as respostas foram analisadas através da frequência de respostas e porcentagem simples. Os resultados apontaram que 79,7% dos escolares gostariam de ter aulas de lutas na educação física, no entanto 68,1% dizem que o professor de artes marciais seria o mais indicado para trabalhar com este conteúdo na escola e 36,9% afirmam que gostariam de ter aulas de lutas para aprender a se defender. Dessa forma foi possível perceber que é preciso ampliar o conhecimento do professor no sentido de conhecer as necessidades individuais de cada aluno, para que o professor de educação física possa trabalhar todos os conteúdos, inclusive as lutas.
Referências
BETTI, M. Disciplina: concepção da disciplina educação física na proposta curricular. Curso de Pós-Graduação. SÃO PAULO (Estado): Redefor: Campinas: Unicamp, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998.
CAMPOS, L.A.S. Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar. Caxias do Sul/RS: Editora Fontoura, 2014.
CORRÊA A.O., QUEIROZ G., PEREIRA M.P.V.C. Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. 2010. 25f. Trabalho de conclusão de curso - Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Módulo Centro Universitário, Caraguatatuba - SP, 2010.
FERREIRA, H.S. As lutas na educação física escolar. Revista de educação física, 2006, 135: 36-44.
__________ A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física. Revista Digital. 2009, 13(130): 1-9.
GOMES M.S.P., MORATO M.P., DUARTE E., ALMEIDA J.J.G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento 2010, 16(2): 207-227.
LOPES R.G.B., KERI T.O. O ensino das Lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, 2015, 27(45): 262-279.
NASCIMENTO P.R.B. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Motrivivência, 2008, 31: 36-49.
RUFINO L.G.B, DARIDO S.C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, 2012, 26(2): 283-300.
RUFINO L.G.B., DARIDO S.C. Análise da prática pedagógica das lutas em contextos não formais de ensino. Rev. Brasileira de Ciência e Movimento, 2015, 23(1): 12-23.
TRUSZ, R.A., NUNES, A.V. A evolução dos esportes de combate no currículo do curso de Educação Física da UFRGS. Movimento, 2007, 13(1): 179-204.