Resumo

RESUMO: O presente estudo teve por objetivo a compreensão do modo como se relacionam professores e alunos diante das suas manifestações em situações emocionais que ocorrem no processo de aprendizagem, nas aulas de Educação Física Escolar. Seguindo a abordagem Fenomenológica, realizamos a pesquisa numa Instituição de Ensino Privado do Município de Bauru, onde existe o componente curricular Educação Física no Primeiro Grau. Foram descritas e analisadas 8 (oito) aulas, ministradas por um professor e uma professora, em turmas distintas de terceira e quarta séries, masculinas, femininas e mista. Pudemos desvelar que as aulas de Educação Física são uma fonte inesgotável de situações emocionais, envolvendo professor, aluno e o grupo como um todo. Contudo, em muitas ocasiões são despercebidas, ou recebem um tratamento que, de acordo com a perspectiva em que nos colocamos, dificulta o processo de aprendizagem da Educação Física Escolar e o desenvolvimento humano, em função do prejuízo causado principalmente ao processo comunicativo para troca e construção de experiências. Evidencia-se um alto poder de intervenção do professor, através da recorrência às emoções manifestadas pelos alunos, tendo em vista seus objetivos educacionais; o que nos anima a propor que sejam feitas intervenções com propósitos educacionais mais altruístas e conscientes.

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