Integra

Introdução: O esporte na sociedade tem grande relevância e busca pelos indivíduos pela sua prática nas mais variadas classes sociais. No esporte profissional bem como no esporte amador a importância das instituições é extremamente importante para levar os sujeitos a sua pratica.

 Objetivo: investigar as mediações emocionais acerca das instituições para pratica do basquetebol em atletas masculinos adultos da divisão especial série A-1 do campeonato paulista temporada 2009/2010.

 Metodologia: este estudo foi uma pesquisa qualitativa, foram investigados cinco atletas de uma equipe participante do campeonato paulista da divisão especial série A-1 temporada 2009/2010, através de uma entrevista semi-estrutura com perguntas abertas, para análise utilizou a análise de conteúdo.

 Resultados: O eixo de análise para investigação foi às instituições. Com base nas respostas dos atletas criaram-se cinco categorias: a família, os amigos, os clubes de basquete, projetos e a escola. Concluiu-se que a família é o principal fator mediacional para a pratica do basquetebol, e o segundo são os amigos. A importância dos clubes, no entanto, é fundamental para a pratica dos atletas nesta modalidade esportiva, foram também apontados a escola e projetos desenvolvidos por prefeituras do interior do Estado de São Paulo como relevantes fomentadores da pratica deste esporte, e neste caso o professor de educação física foi o principal mediador para estes atletas para sua inserção no basquetebol.