As Meninas Não Querem Jogar? Uma Revisão Sobre Aspectos Didático-metodológicos na Educação Esportiva de Meninas
Por Mariana Zuaneti Martins (Autor), Vinnicius Camargo de Souza Laurindo (Autor), Bruna Saurin Silva (Autor), Herlen Azevedo (Autor), Daiane Oliveira (Autor).
Resumo
Aqui realizamos uma revisão integrativa sobre como os aspectos didático metodológicos têm sido enfocados na produção sobre esporte e gênero, respondendo a seguinte questão: que fatores didático-metodológicos contribuem para a (des)mobilização de meninas para a prática esportiva? Nosso recorte é 2009-2019 em revistas pedagógicas da EF, resultando em 11 artigos selecionados. Nossos resultados apontam para i) a distinta forma como meninos e meninas se envolvem com o conteúdo; ii) as possibilidades desencadeadas pela forma como os professores percebem e intervêm diante das desigualdades de oportunidades entre meninos e meninas; iii) como as atividades de sensibilização e de problematização da discriminação nos ambientes de prática esportiva podem contribuir para mobilizar as meninas.