As motivações para a prática de atividade física durante a graduação dos estudantes de psicologia
Por Cássio Pinho dos Reis (Autor), Maria Júlia Garcia Teixeira Moraes (Autor), Luara Boschi Paulinelli Faiete (Autor), Giovanna Oliveira Brandão (Autor), Ana Júlia Leal de Andrade (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 34, n 1, 2023.
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma pesquisa focada nas principais motivações relacionadas à prática de atividades físicas durante o período de graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desta forma, o instrumento utilizado será um questionário realizado e formulado pelos alunos pesquisadores, assim, pretende-se analisar através deste, o principal interesse precursor da prática, sendo as opções: diversão, hobby, relaxamento, competência, autoestima, saúde física ou por influência social e frequência da atividade realizada. Além disso, como fator secundário, procura-se compreender os motivos de quem não exerce nenhum tipo de atividade, tendo como questões de escolha: motivos financeiros, falta de tempo, escolha própria e falta de motivação por parte dos na universidade e, como adicional, perguntar se pretendem iniciar alguma prática no futuro. Com base nos resultados, é possível deduzir a importância da prática de atividades físicas e principalmente seus benefícios, que cabem na melhoria às vezes, até mesmo, do desempenho acadêmico, e associar tais questões aos motivos dos não praticantes também.