Resumo

Este trabalho é resultado da dissertação de mestrado que analisou projetos de mídia esportiva alternativa, produzidos por mulheres e que se dedicam a cobrir o futebol de mulheres no Brasil. Partimos de um diagnóstico que grande parte da literatura sobre mídia esportiva foca na análise da cobertura do futebol masculino e em veículos de mídia tradicionais (FORTES, 2011; 2014). Mesmo os trabalhos que se dedicam a explorar a cobertura do futebol de mulheres não costumam se dedicar a projetos alternativos e analisam relatos jornalísticos da mídia hegemônica que são, também, produzidos em sua maioria por homens (SALVINI & MARCH JR, 2013a, 2013b, 2013c; FERRETI ET AL, 2011; VON MUHLEN & GOELLNER, 2012). Já a literatura que analisa projetos de mídia alternativa, tocados por torcedores também têm focado em iniciativas lideradas ou compostas em sua maior parte por torcedores homens e que tem foco no futebol masculino (VIMIEIRO, 2014). Nesse sentido, este projeto buscou preencher algumas lacunas, particularmente a falta de pesquisas sobre mídias esportivas alternativas com cobertura dedicada ao futebol de mulheres e produzidas por mulheres. Nesta análise objetivou-se compreender como são os projetos produzidos, quais são suas características, como os domínios de poder e, consequentemente, a interseccionalidade emergem. A fim de responder os questionamentos propostos, um mapeamento de iniciativas feitas por mulheres e sobre o futebol de mulheres foi realizado. A partir disso, selecionamos iniciativas que contemplassem todos os requisitos propostos, chegando a um total de 48 iniciativas. Após a seleção, que foi realizada a partir do Instagram, três etapas de análise foram feitas, para compreender como se caracterizam essas iniciativas.

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