As Normativas da Imprensa Periódica em Meados do Século Xix: Diálogos Entre Minas Gerais e Pernambuco na Regulamentação de Práticas e Costumes das Horas Vagas

Por: Igor Maciel da Silva e Sarah Teixeira Soutto Mayor.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


.Resumo

Objetivamos apresentar neste trabalho considerações acercada importância da imprensa periódica como reguladora do tempo na vida citadina no período imperial brasileiro, especialmente, dos costumes praticados nos momentos considerados “não-produtivos”, relacionados a variadas formas de descanso e divertimento. Para tanto, analisamos o periódico mineiro O Universal e crônicas produzidas pelo padre pernambuco Miguel do Sacramento Lopes Gama, compiladas no livro O Carapuceiro. Foi possível perceber, nos dois impressos, uma grande preocupação com a regulamentação da prática do jogo e dos festejos populares, bem como, uma urgência em se reformar costumes que se relacionavam à ociosidade e à vadiagem, potenciais inimigas do ideário do trabalho.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6256

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.