As Novas Diretrizes Curriculares: Desdobramentos Para a Formação Inicial em Educação Física – Ou, Por Que Avançamos Tão Pouco?
Por Ricardo Rezer (Autor), Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues (Autor), Clodoaldo Antônio de Sá (Autor), Carla dos Reis Rezer (Autor), Marizete Lemes da Silva Matiello (Autor), Deizi Domingues da Rocha (Autor), Adriani Cristiani Stanga (Autor), Neusa Dendena Kleinubing (Autor), Altamir Trevisan Dutra (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este texto tem por objetivo refletir acerca dos desdobramentos das recentes reformas ocorridas na formação inicial em Educação Física (EF). Para tal, apresentamos alguns momentos característicos deste processo, bem como, reflexões sobre essa discussão na EF brasileira. Entendemos que as atuais reformas promoveram um atraso irreparável para a formação inicial no campo da EF brasileira. Nos últimos anos, utilizamos tempo importante da formação inicial em EF enveredando esforços em reestruturações curriculares estabelecidas sob discutível processo legitimador, sem a devida clareza epistemológica.