As Perspectivas de Um Bolsista do Pibid de Educação Física Sobre Gênero na Escola
Por Marcelo Alberto de Oliveira (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho visa expor a experiência obtida em aulas de Educação Física de um bolsista do PIBID em duas escolas da cidade de Curitiba. Apoiando em estudos de Gênero e Sexualidade observou que há elementos merecem serem trabalhados pedagogicamente pelo professor/a. Comportamentos de alunos/as que cotidianamente no cenário escolar são evidenciados como: bullying, racismo e homofobia. Estes podem ser desconstruídos ou minimizados através de uma intervenção do professor de uma maneira que faça os alunos refletir em um primeiro momento. Trabalhar a questão de gênero é um desafio para o professor, pois nele a um emaranhado de crenças e costumes que advém da própria sociedade. Neste contexto, desenvolvi experiência didático-pedagógica referente ao incentivo e reconhecimento das relações entre diversidade e diferença que rodeiam ambos os sexos tanto biologicamente quanto social e culturalmente. Tal embasamento possibilitou desenvolver uma performance, no qual foi trabalhado os estereótipos de gênero durante a festa junina – expondo manifestações dos alunos/as; foram confeccionados cartazes sobre as mulheres no esporte e uma vivência do Karatê com os Jogos de Oposição, trazendo ao cenário escolar uma atividade que englobasse o contato físico com problematização.