Resumo

O presente estudo tem como tema as políticas de esporte e lazer no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG) e como objetivo analisar qual a compreensão dessa comunidade universitária sobre a importância do planejamento e implementação de políticas de esporte e lazer para a formação acadêmica. Para tanto, utiliza-se a pesquisa documental, cujas fontes consultadas centram-se nos documentos que regem a Universidade, como o PDI, PPP, REUNI e PNAES, e de Campo de caráter descritivo. O instrumento de coleta dos dados caracteriza-se por entrevista semiestruturada à comunidade acadêmica (discentes e equipe gestora) do Campus Catalão. Este projeto se justifica pela necessidade do desenvolvimento de políticas/ projetos que venham atender as demandas específicas da instituição, agregar/interagir/unificar todo o seu corpo funcional, independentemente da sua classe social, e a ampliação na formação dos acadêmicos no que tange ao processo de ensino e aprendizagem das atividades realizadas nos projetos e na convivência entre os participantes, possibilitando momentos de reflexão e discussões, bem como a materialização das ações desenvolvidas, que vão desde o planejamento coletivo, realização das aulas/atividades e avaliações dos projetos, ampliando assim a formação dos acadêmicos e professores envolvidos nos mesmos. Para além disso, o esporte e o lazer auxiliam no bem-estar físico, emocional e cognitivo, sendo indispensável para a formação do cidadão, ajudando-o a perceber em que realidade social está inserido, e possibilitando o acesso aos direitos sociais, contribuindo para sua emancipação. Consideramos que a maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) ausenta-se do papel de promotora dos direitos sociais e fica presa à concepção de incentivadora de programas de assistencialismo, pois observa-se uma preocupação com o apoio incondicional a esse tipo de experiências, mas não há propostas objetivas que determinam as atividades que possam ser desenvolvidas, assim como os equi pamentos e espaços que devem ser planejados e construídos, os profissionais a serem capacitados e a constituição de uma comissão responsável para essas políticas públicas sociais e culturais. Tendo como entendimento que o esporte e o lazer são uma forma de emancipação, educação e interação/integração através da educação do e pelo corpo, cabe às universidades garantir o acesso aos bens sociais e culturais delas oriundos, sendo que elas têm como papel principal a formação e a educação humana.
 

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