Resumo

A forma das equipes jogarem e se distribuírem em campo é algo muito estudado atualmente, entretanto, as variadas disposições táticas das equipes provocaram o surgimento de novas  denominações  para  as  posições  no  campo  de  jogo,  que  devem  ser  identificadas  e caracterizadas.

Objetivo: Identificar e classificar as posições no campo de jogo desempenhada pelos jogadores de futebol, a fim de unificar a nomenclatura utilizada para cada uma delas.

Metodologia: Utilizou-se método empírico-analítico. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a nomenclatura utilizada para definir as posições dos jogadores de futebol, tomando como base livros e artigos da área somente no idioma português.

Resultados: O posicionamento dos atletas no futebol determinam sua função no campo de jogo, normalmente  associada  ao  sistema  tático  utilizado  pela  equipe.  Encontrou-se  na  literatura diversas  denominações  para  as  posições  dos  atletas,  entretanto  com  poucas  definições  e classificações.  Foi  proposto  uma  unificação  da  terminologia  para  melhor  compreensão  das posições até então pouco exploradas na literatura. Têm-se como proposta de nomenclatura no setor de defesa: Goleiro, Zagueiro, Líbero e Lateral; no setor de armação: Volante, Ala, Meia de contenção, Meia de armação, Meia extremado e Meia atacante; e no setor ofensivo: Atacante recuado, Atacante de beirada e Atacante de área.

Conclusões: Devido a variedade de sistemas táticos utilizados, e as várias funções ofensivas e defensivas  em diferentes  setores  e  lados  do  campo  que  os  atletas  de  futebol  realizam, foi proposta  uma  nomenclatura  considerando  as  possibilidades  táticas  desempenhadas  por  um jogador em campo. É possível classificá-las em três grandes grupos conforme o setor do campo de principal atuação do atleta, sendo eles de defesa, armação e ofensivo, os quais possuem diferentes subdivisões.

Acessar