As Possibilidades de Superação da Educação Física Sem Sentido: Uma Experiência na Prática de Ensino
Por Karine do Rocio Vieira dos Santos (Autor), Simone Rechia (Autor), Aline Tschoke (Autor), Sérgio Roberto Chaves Junior (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 5, n 1, 2014. Da página 80 a 102
Resumo
Este ensaio realiza uma reflexão sobre o sentido da Educação Física na escola, a partir da observação do trabalho de um professor de quatro turmas de 1º ano do Ensino Médio, em um Colégio de Curitiba- PR, durante o ano de 2011. Serão contempladas reflexões sobre possíveis formas pelas quais a Educação Física pode ser reconhecida e valorizada pela comunidade escolar, entendendo-a como importante área de conhecimento. Para tanto foram realizadas: (1) observação sistemática com descrição em diário de campo; (2) definição de problemática de intervenção; (3) exercício docente; (4) avalia- ção com os alunos-sujeitos sobre a disciplina. Percebeu-se que a valorização da área é possível quando há, entre outros fatores: o compromisso dos docentes, a realização efetiva das aulas e o respeito mútuo entre professores e alunos.