Resumo

O  objetivo  do  estudo  é  verificar  se  diferentes  jogos  de  bobinhos  geram  as  mesmas  possibilidades(conteúdo evidente) e potencialidades (conteúdo latente) técnico-táticas em jogadores.Metodologia:Participaramdo estudo 28 jogadores (SUB-13; SUB-17), respeitando os procedimentos éticos. Aplicamos dois jogos: bobinho 01(dois  toques)  e  bobinho  02  (um  toque),  e  utilizamos  os  indicadores  técnico-táticos  propostos  por  Scaglia  et  al.(2021) para analisá-los.  Na análise estatística, realizamos o teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade dosdados,  posteriormente,  realizamos  o  teste  de  Mann-Whitney  para  comparar  os  jogos,  adotando  o  nível  designificância  de  5%  (p<0,05).  O  tratamento  foi  realizado  no  programaGraphPad  Prism.Resultados:O  passe  e  odomínio surgiram como as principais possibilidade nas categorias. Naspotencialidades, o sub-13 interviram maissobre a bola em bobinho 01, enquanto o sub-17 desempenhou-se melhor no jogo 01, em geral.Conclusão:Logo,as  possibilidades  são  asmesmas  independentemente  da  idade  dos  jogadores,  porém  as  potencialidades  sãodiferentes

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