As Práticas Corporais Alternativas Como Conteúdo da Educação Física Escolar
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Janaina Demarchi Terra (Autor), Luis Fernando Rocha Rosário (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor).
Em Pensar a Prática v. 16, n 1, 2013. Da página 18 a -
Resumo
Considerando a importância da Educação Física escolar proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, o objetivo do presente trabalho é apontar possibilidades para o desenvolvimento das Práticas Corporais Alternativas (PCAs) como conteúdo a ser vivenciado, compreendido e incorporado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, apresenta-se a conceituação das PCAs, a justificativa da importância deste conteúdo ser tratado na escola, sugestões do que os alunos podem aprender sobre PCAs nas aulas de Educação Física escolar e uma proposta de classificação das mesmas para as primeiras séries do Ensino Fundamental.