As Práticas Corporais e a Educação do Corpo em Uma Instituição Confessional de Ensino
Por Luís Roberto dos Santos (Autor), Silvana Vilodre Goellner (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 25, n 3, 2014. Da página 379 a 390
Resumo
Fundamentado nos Estudos Culturais, este texto analisa os preceitos da Pedagogia Adventista para a educação do corpo, mais especificamente, aquilo que produz e reproduz sobre as práticas corporais e esportivas. Para tanto elege, como corpus de análise as doze edições da revista Sinos publicadas entre 1968 e 2008 pelo Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Taquara, RS). Da análise do material empírico, foi possível identificar a valorização do corpo saudável, útil e recreado, cuja produção se dá pelo incentivo à prática de algumas atividades, sobretudo esportivas e pelo repúdio a outras como as lutas e as danças. Tais representações colocam em circulação a proposta pedagógica propagada pelo adventismo e sua doutrina ao enfatizarem que as ações e cuidados dispensados para o desenvolvimento do físico, intentam o desenvolvimento do intelecto assim como um melhor relacionamento com Deus.