Resumo

Esta tese tem como temática central corporeidade de jovens católicos carismáticos em três práticas corporais por eles vivenciadas: orações, danças e aventuras. O objetivo geral foi compreender a corporeidade dos jovens católicos em seus processos de interação social e a eficácia simbólica destas, considerando as práticas e técnicas corporais por eles desenvolvidas no Projeto Juventude Fiel. Especificamente: (a) identificou-se e interpretou-se as práticas e técnicas corporais do grupo, referentes aos momentos de oração, considerando a eficácia simbólica atribuída pelos jovens PJF aos elementos ritualísticos; (b) identificou-se e interpretouse os significados das práticas e técnicas corporais em situações de danças e aventuras, atividades estas que se voltavam à interação social, atentando para as emoções expressas, que lhes conferiam um sentido e significado e dialogavam com a tradição que as organizara. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de inspiração etnográfica junto à Comunidade Católica Pantokrator, que tem sua sede em Campinas-SP, utilizando como técnicas a observação participante e a entrevista semi-padronizada. Os sujeitos da pesquisa se constituíam por jovens entre 18 e 40 anos de idade, de ambos os sexos, contando-se com aproximadamente 100 participantes. Os resultados, cotejados com base em um quadro teórico configurado por autores dos campos das Ciências Sociais e da Educação Física, apontaram que a corporeidade dos jovens do Projeto Juventude Fiel evidencia uma diversidade de práticas e técnicas corporais que tem por objetivo as transformações nos seus modos de vida. Dentre as práticas corporais, evidenciam-se práticas de oração, dançantes e de aventura. As práticas de oração por sua vez são formadas por técnicas de acolhimento, sinais da cruz, técnicas dançantes realizadas juntamente aos cânticos, de louvor e de efusão. Tais técnicas evidenciam a limiaridade, predisposição e empoderamento que ressaltam a eficácia do contato com o sagrado. As práticas dançantes e de aventura elucidam técnicas específicas que anunciam os esforços emocionais de interação com o outro e com si mesmo, pautando na alegria, amizade, amor e medo, valores trabalhados coletivamente. Concluiu-se que é por meio do corpo que nascem e se propagam significações que fundamentam tanto a vivência individual quanto a coletiva dos participantes do PJF, ensejando-se assim uma corporeidade própria destes jovens. Esta corporeidade é demarcada por um conjunto de práticas e técnicas configuradas nas situações experienciadas (orações, danças e aventuras) e são capazes de identifica-los tanto com relação à entrega e inserção ao grupo (interação social), quanto consoante o recebimento de dom ou graças (momento de efusão religiosa), que se consubstanciam em transformações nos modos de vida.

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