As Práticas de Desinvestimento Pedagógico na Educação Física Escolar
Por Thiago da Silva Machado (Autor), Valter Bracht (Autor), Cláudia Emília Aguiar Moraes (Autor), Felipe Quintão de Almeida (Autor), Marianne Alves Silva (Autor).
Em XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Investiga o desinvestimento do professor de Educação Física (EF) em relação à sua função pedagógica, utilizando a metodologia história de vida e o estudo de caso etnográfico. Para tanto, estuda também elementos envolvidos na produção de uma cultura escolar. Os dados produzidos são analisados a partir de quatro categorias: a) A EF como componente curricular: a escola também desinveste? b) Formação profissional em EF: entre a teoria e a prática c) A dificuldade de operar a mediação entre a teoria e a prática: mas, afinal, o que é uma aula crítica de EF?; d) O esporte como conteúdo das aulas de EF: pseudovalorização?