Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é definido como um dos componentes curriculares que permite conhecer e aproximar o futuro profissional da realidade do seu campo de trabalho. Nessa aproximação, um dos fatores predominantes a se considerar são as aprendizagens da/para intervenção, que são cruciais para o bom desempenho do estagiário frente a situações novas. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso, objetivou diagnosticar as aprendizagens de destaque nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II, a partir da percepção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública do Estado do Paraná/ Brasil. Participaram 61 acadêmicos do curso, regularmente matriculados nas respectivas disciplinas. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário do tipo misto. Para a análise das informações, fez-se uso da análise de conteúdo. A partir das respostas dos participantes, as principais aprendizagens destacadas em ordem decrescente foram: contato com a realidade; convívio com os professores da escola; relações sociais estabelecidas entre os agentes envolvidos; postura docente; didática de ensino; construção da identidade docente; e superação do medo em se expor. Sendo assim, entende-se que as aprendizagens no Estágio Curricular Supervisionado se colocam como pontos essenciais para a lapidação do processo de constituição do “ser professor” desses futuros profissionais, em suas mais diversas facetas, dentro do contexto escolar, caracterizando-se como uma fase inicial da formação permanente, a qual está sempre em construção.

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