Resumo

A dificuldade em se trabalhar teoria e prática é visível entre os profissionais de educação física prevalecendo à visão do “senso comum”, onde a teoria seria como uma especulação, ou um “discurso vazio”, desvinculado da realidade vivida no concreto, e a prática como uso experiência desvinculada da “teoria”, o que a transforma, via de regra, em tarefa, ou ação desprovida de sentido. E para os profissionais de lazer a historia não e muito diferente já que os cursos oferecidos nessa área geralmente contam com um rol de atividades, onde acontece uma reprodução cultural, baseando-se na “prática pela simples prática” (Werneck, 2003, p.54).No entanto, existe uma Teoria do Lazer, desconhecida da grande maioria dos profissionais que atua na área, que vem sendo formulada desde a filosofia Clássica.A Teoria do Lazer, embasada em autores clássicos, é imprescindível para fundamentar projetos específicos de investigação que relacionam modalidades esportivas ligadas ao componente lúdico da cultura, e as relações entre o lazer e as demais esferas da vida social. Pretendemos com o projeto destacar e analisar a contribuição dos autores da primeira geração da Escola de Frankfurt: BENJAMIN, HORKHEIMER, MARCUSE e ADORNO, para a formulação da Teoria do lazer, e contribuir para o embasamento teórico de projetos da área.O estudo será baseado em pesquisa bibliográfica, a partir de levantamento de dados associados aos temaschave: Adorno, Marcuse, Horkheimer, Benjamin,lazer e sociedade, lazer e cultura

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