As Propostas de Ensio-aprendizagem de Autores Nacionais na Iniciação da Natação
Por Flavia Rossato Rocha (Autor).
Resumo
Este estudo trata de analisar propostas, de autores brasileiros na década de 90, no ensino aprendizagem na natação, para crianças. Desenvolveu-se o estudoadotado três aspectos fundamentais, que são a familiarização ao meio liquido, métodos de ensino e programa. utilizou-se as obras de Velasco (1997), Santos91996), netto91996), Gomes (1995) e braz(1997). em relação ao aspecto familiarização constatou-se que dois destesautores adapataram a criança da mesma forma, buscando equilibrio emocional e padrões básicos de movimento no que diz respeito a imersão, flutuação e propulsão. Já um terceiro autor nesta fase se preocupa em aumentar o repertório de gestos corporaise e o quarto autor, procura o dominio do corpo na água, levando a criança à técnica do s nados. No aspecto método de ensio percebeu-se alguns autores o parcial, um deles usando o global e o último fazendo uso do parcial e parcial progressivo. Considerando o aspecto programa de ensio ou a organização de seus conteúdos constatou-se que todos autores seguem o exemplo da escola amercicana, tendo com sequencia o crawl, costas, peito e borboleta, com exceção de um autor que sugere crawl, peito costas e borboleta. Houve a omissão de alguns autores, pois, não contemplaram em suas obras os tr~es aspectos. Ao se considerar as propostas de ensio-aprendizagem, numa visão mais ampla, percebeu-se a unanimidade dos autores ao estimular a busca de segurança no meio-liqudio com visitas a uma evolução gradativa para a técnica dos quatro nados