As publicações das atividades de aventuras inseridas na escola
Por Patrícia Cardoso Trauer (Autor).
Resumo
A escola é um espaço de construção e transmissão do conhecimento que contribui com a formação integral do aluno em todas as faces da personalidade. A importância e a incorporação do ensino de habilidades básicas fazem sentido no momento em que a aplicação do conhecimento para os problemas que eles representam tornam-se o eixo básico que os alunos devem adquirir na sua passagem através da educação obrigatória, e que os acompanharão além de sua escolaridade. A mudança de comportamento da humanidade de buscar na natureza a essência que não existe no seu cotidiano causada pela pressão da área urbana atingiu às mudanças na Educação Física. Considerando esses aspectos, o objetivo deste estudo é buscar nas produções das atividades de aventura e ciências do esporte, as possibilidades pedagógicas sobre os trabalhos realizados no contexto escolar que envolvam as atividades de aventura. Foram revisados artigos publicados nos anais das cinco versões do Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura – CBAA. No Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE os documentos foram encontrados pelo Sistema Online de Apoio a Congressos - SOAC. A revisão com análise sobre as experiências, possibilidades ou contribuições pedagógicas das atividades de aventura quando inseridas no espaço escolar, através das aulas de Educação Física, apresentaram dados bastante significativos. A partir do CBAA, em média 19% dos trabalhos publicados trazem as atividades de aventuras inseridas na escola. Apresentando 311 trabalhos dos quais 57 estão intimamente ligados à escola, o CBAA legitima e fundamenta a importância que as publicações dos eventos têm em atender o quadro de mudança estrutural na sociedade. Entretanto, o CONBRACE ainda deixa a desejar. De um total de 07 trabalhos encontrados sobre as atividades de aventura, apenas um apresenta a proposta inserida na escola.