Resumo

O jogo desportivo atualmente desenvolvido no contexto da aula de Educação Física Escolar, segundo a literatura, encontra-se identificado com o desporto institucionalizado, (Costa Ferreira, 1984) elitista, segregacionista e não democratizador da cultura (Carvalho, 1987) tendo como principal característica "suprir a referência ao imaginário e à fantasia" (Parlebas, 1980 p. 58), bloqueando a capacidade do indivíduo de criar e (re)criar, conduzindo-o à simples reprodução de simples condutas motrizes, desvinculado do processo educativo de crítica e tomada de decisões. O sistema de regras pré-estabelecido que esse tipo de jogo traduz, encontra-se ligado às relações de poder. A rede de interação entre os participantes, tal como na sociedade, é equilibrada, o que significa que as relações de contra-comunicações motrizes (antagonismo) e comunicações motrizes (solidariedade) se dão de forma única e com os mesmos indivíduos. A decisão de educar pelos jogos institucionalizados ou por jogos baseados em tomadas de decisão pelos próprios participantes, é uma opção deliberada do prof. de E. F.. Logo, caso se deseje alterar a ordem social vigente nas aulas de Educação Física Escolar, com vista à formação do educando, torna-se necessário conhecer e intervir nas redes de comunicações motrizes ali desenvolvidas. O objetivo do estudo foi identificar as rédeas de comunicações motrizes e suas principais propriedades presentes nos jogos desportivos, desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar no 1°. grau. Foi realizado um estudo piloto, de natureza descritiva, com amostra intencional, que constou do registro de observações diretas de aulas de Educação Física de 1°. a 8ª. séries do 1º. grau, de uma escola da rede de ensino privado no Distrito Federal. A lógica interna dos jogos observados foi analisada segundo as redes de comunicações motrizes (relação do praticante com o meio físico e dos praticantes entre si) bem como as propriedades dessas redes, referenciada no estudo de Parlebas (1986). Pelo estudo, constatou-se que as aulas de Educação Física observadas no 1°. grau vêm ciando prioridade aos jogos institucionalizados, onde as redes de comunicações motrizes são todas equilibradas, de tal modo que as relações intra-grupais são sempre positivas (solidárias) e as relações intergrupaisnegativas (antagónicas), confirmando a literatura. Essas redes são estáveis, invariáveis e n-exclusivas. Recomenda-se a ampliação do estudo à observação nas redes de ensino público e privado.