Resumo

O objetivo desta pesquisa foi estudar as possíveis relações entre a ação e a compreensão em uma situação prática de Educação Física. As provas operatórias criadas por Piaget sobre as noções de seriação, conservação de peso, classificação e conservação de quantidades contínuas foram usadas como instrumento de avaliação dos sujeitos envolvidos no experimento. Um total de 59 sujeitos tomou parte no Pré-teste e aqueles que apresentaram uma performance equivalente aos níveis "não-operatório" ou "intermediário" da teoria de Piaget em pelo menos três das quatro noções testadas, totalizando 48 sujeitos (25 homens e 23 mulheres com idades entre 6,7 a 14,1 anos, pertencentes à primeira série do primeiro grau), foram selecionados para participar do restante do experimento. Um grupo experimental e um grupo controle foram escolhidos por sorteio, contendo, cada um deles, 24 sujeitos. O grupo experimental se caracterizou e diferenciou do grupo controle por ter sido exposto a um programa especial de atividades físicas por um período de três meses. As atividades físicas do programa foram compostas por 79 tarefas criadas especialmente para o experimento e sua principal característica foi a inclusão de elementos que dificultavam seu sucesso; os problemas surgidos deveriam ser solucionados pelos próprios sujeitos, requerendo a utilização das estruturas operatórias testadas. Ao final do programa de atividades físicas, os sujeitos de ambos os grupos foram submetidos a um Pós-teste sob as mesmas condições. Os dados obtidos foram estatisticamente tratados através das provas estatísticas de Mann-Whitney e Wilcoxon. Os resultados indicaram uma performance dos sujeitos do grupo experimental significativamente superior, exceto na prova sobre noção de seriação. A melhora do nível de compreensão demonstrada pelos sujeitos do grupo experimental, considerando que as atividades físicas do programa foram a única diferença entre os dois grupos e considerando as limitações desta investigação, pode ser atribuída aos efeitos do programa de atividades físicas. A discussão dos resultados e a análise do programa de atividades físicas foram formuladas em comparação com outros estudos similares na área de Educação Física, levando-se em conta os processos da equilibração majorante de Piaget.

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