Resumo
Este trabalho, caracterizado como um estudo de caso, teve como objetivo estudar as questões de gênero nas aulas de Educação Física em uma escola pública da rede municipal de Campina Grande - PBA dissertação apresenta, inicialmente, uma visão do termo gênero enquanto uma categoria histórica e relacional, bem como a influência desta categoria no ensino da Educação Física. A parte central do trabalho mostra como através das atividades especificas da disciplina e da postura pedagógica do professor, as questões de gênero aparecem nas aulas. A análise dos dados, coletados a partir da observação direta de aulas, revelou que a Educação Física não vem se preocupando com as questões de gênero no desenvolvimento de suas aulas. Através das categorias "Contradição" e "Participação" ficou evidente as diferenças entre os papéis desempenhados por meninos e meninas nas aulas. Os jogos e as brincadeiras realizados nas aulas contribuíram para a manutenção do nível de desigualdade social entre os dois sexos. Numa perspectiva dialética e buscando a superação das diferenças entre os sexos, o trabalho procura apontar indicadores e outras possibilidades de relações de gênero, tanto a nível de macroestrutura quanto na especificidade da micro-estrutura da aula de Educação Física.