Resumo

A dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Colégio Marista de Maceió com o objetivo de identificar e analisar as representações dos alunos sobre o esporte e as competições esportivas. O interesse pelo tema aflorou em razão dos conflitos, críticas e discussões formuladas por estudiosos no campo da educação física escolar, relacionadas ao esporte e a competição esportiva na sociedade e no espaço escolar. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa onde utilizamos como ferramenta na busca de materiais e entrevista semi-estruturada e a técnica de análise do conteúdo. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos e estratificada da seguinte forma: três grupos distintos, 10 alunos das equipes, 10 alunos das escolinhas esportivas e 10 alunos da educação física. A conclusão foi a seguinte: a diversidade de adesão, a complexidade e pluralidade do esporte e da competição no espaço escolar, apresenta variados significados para os atores sociais que extrapola a redutora interpretação do esporte como " meio de alienação" e inculcação dos valores da sociedade capitalista. Observe-se que os discursos dos alunos toda a complexidade e pluralidade que o esporte e sua prática competitiva apresentam. Assim, se toma necessário que venhamos refletir os sentidos e os significados que o esporte e a prática esportiva tem para os alunos para que possamos intervir sem os preconceitos construídos pela literatura da educação física escolar nos anos 80 sobre este fenômeno social. Deste modo, poderemos orientar nossos alunos na construção de sua autonomia, competência e cidadania com a ajuda do esporte, por ser um fenômeno social tão dinâmico e sedutor.

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