As Representações Identitárias e os Conceitos de Inclusão e Diferença a Partir do Ponto de Vista dos Alunos nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Paulo Clepard Silva Januario (Autor), Vinícius dos Santos Moreira (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente relato ocorreu numa escola da rede municipal da cidade de Santo André, com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I. A atividade proposta foi dividida em dois dias, durante as aulas de Educação Física e a aula regular, contando com a parceria da professora da turma. Os espaços utilizados para tal foram à sala de aula e a quadra da unidade escolar. A motivação para essa proposta partiu das discussões e reflexões realizadas na disciplina: “Inclusão e Diferença na Educação Física”, no curso de Mestrado da Universidade São Judas, e como parte do produto final da disciplina, propomos uma intervenção com a turma citada, a fim de realizar percepções acerca das múltiplas representações que as crianças fazem nas aulas de Educação Física, sobre conceitos de identidade, diferença, inclusão e exclusão.