As Representações Sociais dos Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física na Unemat-cáceres/mt Sobre o Trabalho com o Corpo/aluno na Escola: Olhares Para os Conteúdos da Educação Física
Por Jonathan Stroher (Autor), Carlo Ralph de Musis (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 39, n 3, 2017.
Resumo
A presente pesquisa é um recorte do trabalho dissertativo que teve como objetivo encontrar e analisar as representações sociais que os discentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade do Estado de Mato Grosso-Cáceres/MT têm acerca do trabalho com o corpo/aluno na escola. A pesquisa qualitativa efetiva-se por meio de questionários de evocações livres com o estímulo indutor: "Para você, como o corpo é trabalhado na escola?", aplicados a 44 discentes, distribuídos entre o sexto, sétimo e oitavo semestres. Desse universo, evidencia-se que os conteúdos da educação física, em especial os esportes, as danças e os jogos, expresso por 30,5% das evocações, são aqueles que direcionam os trabalhos com os corpos/alunos na escola.