Resumo

Esta dissertação teve por objetivo compreender e analisar a configuração da moda esportiva na cidade de Belo Horizonte, indiciando traços de uma educação do corpo a ela associada. Buscamos também identificar as idéias de corpo, vestuário e comportamento circulantes na capital, procurando reconhecer interlocutores, projetos e instituições envolvidas nessas prescrições de moda. Para tanto, definimos como fontes documentos que circularam na cidade no período de 1929 a 1950, tais como revistas, livros de memória e documentos iconográficos. O desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu perceber a importância da moda esportiva na reconfiguração dos corpos e nos comportamentos na cidade de Belo Horizonte. A nova cultura urbana, baseada na modernização de hábitos e de costumes da população, propõe um novo modelo corporal no qual se configuram novos padrões vestimentares. As roupas destinadas às práticas corporais vão se tornando uma necessidade ao longo do tempo e vão, lentamente, desenhando novas formas do parecer, exibindo partes do corpo antes escondidas e modelando os contornos do novo corpo enrijecido pelo esporte. Para fazer circular todas essas concepções de roupa e corpo, as revistas foram acionadas a divulgar imagens modelos por meio das seções de moda e de publicidade e das fotografias de eventos esportivos. Dessa maneira, as roupas esportivas, em sua materialidade, sentidos e funções, participaram efetivamente de uma revolução das aparências e dos comportamentos na capital mineira.

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