As Significações da Participação Ativa de Alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental na Construção e Reconstrução de Jogos nas Aulas de Educação Física – Um Relato de Experiência
Por Iara Patrícia Alves Leite (Autor), Julieli Malini Vargas (Autor), Beatriz dos Santos Garcez (Autor).
Em Cadernos de Formação RBCE v. 3, n 1, 2012. Da página 32 a 45
Resumo
Buscou-se analisar por meio de um relato de experiência no ano letivo de 2011 as significações e os aspectos inerentes à construção de jogos nas aulas de Educação Física por alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola em Serra – ES. As sete aulas realizadas com a temática: reconstrução do jogo pique bandeira, baseadas na concepção Crítico Emancipatória de Kunz e na Abordagem Sóciointeracionista de Vygotysky. Pode-se analisar que os aspectos inerentes do jogo como: a cooperação, a competitividade, o raciocínio sobre estratégias e a resolução de problemáticas foram desenvolvidos pelos alunos durante as aulas bem como a discussão sobre as significações do jogo e suas representações para os mesmos.