As Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Práticas Educativas: Espaços de Interação? Estudo de Um Fórum Virtual (análise das Práticas Pedagógicas)
Por Dilva Martins Monteiro (Autor), Victoria Maria Brant Ribeiro (Autor), Miriam Struchiner (Autor).
Em Educação & Sociedade v. 28, n 101, 2007. Da página 1435 a 1454
Resumo
Com ênfase especial no conceito de interação que emerge, com força e expressão, do uso das tecnologias da informação e da comunicação, este estudo analisa essa questão no campo específico das práticas educativas, tendo por objeto a comunicação entre participantes de um fórum de discussão on-line, que se faz sob o título de prática interativa para promover intercâmbio de informações e de experiências. Do ponto de vista teórico, as relações entre os participantes são analisadas segundo categorias da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas, em interlocução com a classificação dos discursos proposta por Eni Orlandi. A análise realizada permite afirmar que, se de um lado, esses ambientes autoproclamados interativos (como chats e grupos de discussão on-line) mostram-se como recursos potenciais para transformar as relações sociais, de outro, esses mesmos recursos podem ser utilizados para reforçar relações de poder, servindo menos para a interação e mais para consolidar idéias e propostas que se quer efetivar. Palavras-chave : Ambiente virtual; Tecnologia de informação e comunicação; Ação comunicativa; Interação social.