Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar a fase em que a escola e o professor se encontram no processo de “tecnização” na atualidade; analisar as implicações das tecnologias e seus recursos no processo de ensino e aprendizagem, abordadas por professores e alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e analisar no processo de ensino e aprendizagem o impacto da aplicabilidade de um conjunto de atividades mediatizadas pela tecnologia referente aos “conhecimentos da Educação Física”, envolvendo os professores de Educação Física, Ciências, Língua Portuguesa e História. A investigação, de natureza qualitativa, descritiva, com foco de conhecer e descrever os fatos e fenômenos da realidade de uma escola pública de Ensino Fundamental II e Médio do interior do Estado de São Paulo. Torna-se relevante compreender as figurações e o processo de tecnização quanto ao uso e apropriação da tecnologia no ambiente escolar. Empregou-se as técnicas de observação, entrevista, questionário e pesquisa documental. Utilizou-se como recorte de pesquisa, o uso das tecnologias no processo de ensino em uma escola com 238 alunos do Ensino Fundamental II 6º a 9º ano e com dois professores de Educação Física, três de Língua Portuguesa, três de História e um de Ciências. No contexto escolar as atividades foram desenvolvidas utilizando-se de recursos como a internet, computador, celular, tablet, questionário online, sala multimídia, criação de história em quadrinhos on-line, e-book, software livre para criação de atividades educativas. A apreciação dos dados se deu pela análise de conteúdo, em que emergiu as categorias de análise. Como resultado constatou-se, a partir da literatura e do relato do professores e professoras e alunos, a necessidade do debate no que diz respeito a “tecnização” educacional, a qual visa compreender o entrelaçamento das exigências sociais (atuais) baseado nas configurações que ocorrem no contexto da Educação com a inserção das tecnologias, envolvendo seus atores sociais nas relações de poder. O processo de “tecnização” está em constante movimento na sociedade. Esse processo na escola ora aparece na fase de experimentação, ora de transição e em poucos momentos de consolidação. Portanto, o processo de “tecnização” educacional fomenta os indivíduos (professores, alunos, equipe gestora etc.) a perceberem as mudanças que acontecem na educação, sob a égide de um pensamento crítico da e na sociedade.