Resumo

Este estudo tem como objetivo traçar algumas considerações acerca do currículo, sua trajetória histórica, além de estabelecer articulações entre o currículo e a Educação Física enquanto um componente curricular da escola. O trabalho apresenta um breve panorama das propostas curriculares demonstrando as relações existentes entre o currículo e os diversos agentes sociais, políticos e econômicos que interferem no contexto educacional. Esta pesquisa adota os pressupostos da abordagem qualitativa, na qual se realizou uma revisão bibliográfica. Os principais teóricos utilizados para tratar das teorias curriculares foram Silva (1999, 2006) e Apple (1987, 2006) e, do currículo da Educação Física, Neira; Nunes (2009) e Corrêa e Moro (2004). No tocante do tema currículo evidenciou-se que esse apresenta múltiplas definições e pode ser compreendido com base em perspectivas teóricas diferenciadas. A Educação Física, por sua vez, também apresenta vertentes teóricas curriculares que influenciaram e modificaram ao longo do tempo sua ação e reflexão na escola. Assim, em meio a tantas transformações pelas quais o currículo e a Educação Física passaram ao longo do tempo, percebe-se que atualmente as teorias curriculares oscilam entre os diferentes paradigmas e, por isso, o currículo da Educação Física é intenso e constante. Trata-se de uma arena, em que se travam a todo o momento debates, discussões e confrontos acerca desta temática.

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