Integra

Foi-se o tempo em que as escolas públicas eram as melhores... Tempo em que tais escolas eram sinônimas de qualidade, competência, bom ensino, professores e alunos motivados. Acima de tudo, instituições de ensino que valorizavam educandos, educadores e funcionários proporcionando a todos, reais e concretas estruturas e condições necessárias para que os objetivos finais da educação fossem obtidos com sucesso. Verificar os motivos que levam os professores a permanecerem na carreira docente assim como os que os desestimulam, apresentando o cotidiano escolar atual e suas implicações para falta de motivação docente são objetivos deste estudo. Dessa forma, pretende-se levantar e analisar algumas teorias da motivação relacionando-as com a realidade das escolas estaduais aferindo possíveis implicações para a prática pedagógica. Ainda assim, foram entrevistados ao todo oito professores, independente da disciplina que ministram, pertencentes à rede pública estadual de ensino (diretoria de ensino do município de Limeira/SP). As perguntas pautavam-se no esclarecimento dos motivos que os levam a permanecer no ensino púbico estadual como docente, assim como quais outros motivos os desestimulam nessa profissão. Dentre os motivos que estimulam os professores e os fazem permanecer na carreira docente pública, os que mais foram levantados foram o aprendizado do aluno, o acreditar na educação e a satisfação própria. Por outro lado, dentre os motivos que mais desestimulam o professor a permanecer na carreira docente do Sistema Público Estadual de Ensino, estão o baixo salário, falta de estrutura e recursos didáticos das escolas, o descomprometimento dos alunos, a carga horária excessiva, a falta de reconhecimento social da profissão, ausência de cursos de capacitação e formação continuada e o desrespeito com que o Governo trata a classe. As teorias motivacionais analisadas mostraram-se muito úteis à motivação docente e à retomada para uma escola pública de qualidade.