As Três Dimensões do Conteúdo na Educação Física: Tematizando as Lutas na Escola Pública
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Em Conexões v. 11, n 4, 2013. Da página 195 a 211
Resumo
Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as lutas. Realizado durante o 1° semestre de 2012 para alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas lutas (judô, sumo, esgrima, boxe e capoeira) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e as capacidades físicas utilizadas nessas práticas corporais. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo as diferenças entre brigar e treinar uma prática corporal de luta e reflexões sobre a violência existente no UFC/MMA. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada das lutas realizadas, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades de luta e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.