Resumo
Este estudo teve o objetivo de compreender as vivências de lazer dos estudantes de graduação do Campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, de campo e de caráter misto (quanti-qualitativa). As coletas de dados foram online por meio da aplicação de um questionário e a elaboração de autobiografias. O primeiro instrumento apresentou 49 questões objetivas e 20 perguntas discursivas inseridas dentro da plataforma Formulários Google. Os(As) alunos(as) acessaram o questionário por meio de um link enviado para todos(as) os(as) estudantes da UFV por e-mail e plataformas institucionais da UFV. A amostra da primeira parte do estudo foi constituída por 666 estudantes de graduação devidamente matriculados no Campus Viçosa da UFV que responderam voluntariamente o questionário. O segundo instrumento de coleta de dados eleito para compor a parte qualitativa dessa pesquisa foi a autobiografia. Os 20 participantes dessa segunda etapa foram aqueles(as) que apontaram interesse na primeira fase da coleta e ratificaram seu desejo após contato da pesquisadora. A ferramenta online utilizada para elaboração da autobiografia foi o Documentos Google. A análise dos dados coletados foi realizada em duas etapas. Primeiro, foi utilizada a estatística descritiva e, segundo, aplicado o teste Qui-quadrado para a associação entre variáveis categóricas. A análise da autobiografia e das perguntas discursivas foi feita por meio da frequência de palavras no programa N-vivo11. Os indivíduos que responderam o questionário associam o lazer principalmente ao divertimento e dizem ter autonomia em suas escolhas, porém, apontam restrições e dificuldades para vivenciar suas atividades, principalmente no que se refere a tempo, ao dinheiro e à falta de opções. As atividades mais realizadas pelos(as) acadêmicos(as) são: navegar nas redes sociais, ouvir música, e, ler sites de notícias. Em relação aos conteúdos do lazer, os mais presentes foram: virtual, artístico, e, turístico. A maioria dos(as) estudantes(as), numa escala de 1(muito insatisfeito) a 5 (muito satisfeito), deu nota 3 relação a satisfação com lazer. Portanto, os universitários usufruem em sua maioria de atividades que podem ser acessada a qualquer momento e ainda possuem anseios e atividades que gostariam de explorar no tempo disponível que se concentra no fim de semana