Resumo

Por muito tempo a educação física padronizou seu processo de avaliação, mensurando e comparando resultados em uma dimensão mecânica, biológica e fisiológica. Em muitos casos, alunos que não detinham habilidades suficientes para realizarem os procedimentos direcionados pelo professor acabavam excluídos pelos próprios colegas ou até se auto-excluindo devido a sua exposição nas aulas. Desta forma, faz-se necessária a compreensão das transformações da avaliação na escola, sendo entendida como um recurso metodológico. O presente trabalho objetiva analisar o processo avaliativo da educação física e especificamente do basquetebol na escola, além de compreender as dimensões da avaliação da educação física escolar e do basquete. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foram analisadas obras relevantes que tratam da temática em questão. O basquetebol é uma prática cultural humana, por isso, deve estar presente na educação física escolar, e este conteúdo deve ser avaliado em uma perspectiva ampla, não se restringindo a avaliação motora. Deve-se levar em consideração o desenvolvimento integral do aluno e para isso, a avaliação deve ser formativa, ou seja, o aluno deve ser avaliado durante todo o seu percurso escolar, para que tenha consciência dos seus erros e acertos. Deste modo, infere-se que o professor possa avaliar o conteúdo basquetebol em três dimensões; conceitual, procedimental e atitudinal, fazendo com que os alunos possam fruir, refletir, saber fazer e saber conviver, para que atuem socialmente de maneira crítica e reflexiva em todos os segmentos de sua vida.

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