Aspectos da Corporeidade de Jovens e Adolescentes de Escolas do Município de Sobral/ce
Por Antônia Natália Ferreira Costa (Autor), Anagécia Sousa Linhares (Autor), Ana Maria Moura de Oliveira (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Identificar a cultura corporal de jovens e adolescentes das escolas públicas e particulares da cidade de Sobral e região na perspectiva de melhor compreender a sua corporeidade.
Métodos e Resultados:
Le Breton (1999), ao se reportar sobre o corpo na comtemporeidade diz que “A interioridade do sujeito é um constante esforço de exterioridade, reduz-se à sua superfície. É preciso se colocar fora de si para si tornar si mesmo.” (p. 29) Desta forma a Educação Física promove um constante desafio aos profissionais da área, na busca de considerar as múltiplas formas de comunicação e apresentação do corpo, que por estar em constantes mudanças, se utiliza de inúmeras formas na tentativa de afirmar a sua personalidade. Esta pesquisa de campo de caráter observacional com abordagem qualitativa foi realizada em 11 escolas públicas e 08 particulares da cidade de Sobral/CE e região, no período de 26 de setembro á 11 de outubro de 2011 com adolescentes de 13 á 17 anos. Durante os recreios e as aulas de educação física observamos as técnicas dos corpos, gestualidades, técnicas de tratamento e inscrições corporais, fundamentada na classificação de Le Breton (2003) quanto às lógicas sociais e culturais da corporeidade.
Conclusão:
Ao observar as expressões corporais de escolas públicas e particulares conseguimos constatar que condições sociais e culturais influenciam no comportamento, modo de vestir, andar, gesticular, enfim, nos mostram uma visão diferenciada de que o corpo é produto de uma história, condicionamentos sociais e culturais.